top of page

Check-up vascular: quais exames podem ser necessários?


O sistema vascular é feito de vasos, como as artérias e as veias, que transportam o sangue para todo o corpo. Se esses vasos sofrem alterações ou problemas, doenças vasculares podem se desenvolver. Em geral, segundo a Society for Vascular Surgery, as doenças vasculares envolvem bloqueio ou degeneração dos vasos. E muitas vezes não apresentam sintomas. Por isso, um check-up vascular preventivo é tão importante.


Alguns exemplos de doenças vasculares são a doença arterial periférica, trombose e aneurisma da aorta abdominal. Se não diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem levar a incapacidades graves e até morte. Mas, com a realização do check-up, é possível prevenir condições e diagnosticá-las precocemente. Pois, com exames e acompanhamento médico, o paciente consegue um diagnóstico e, assim, segue um tratamento com maior chance de sucesso.





Para quem o check-up vestibular é indicado?

O check-up vascular é importante para todas as pessoas, sendo especialmente necessário para pacientes tabagistas, hipertensos, com diabetes, com excesso de peso, que tenham colesterol alto ou tenham antecedentes familiares de doenças vasculares. Geralmente, é recomendado para pessoas com mais de 40 anos, em uma periodicidade que varia de caso a caso. Em adultos saudáveis, geralmente, a cada dois anos. Já para pacientes com fatores de risco, uma vez por ano.


Para se ter uma ideia, durante o período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o acompanhamento médico de doenças vasculares diminuiu.


Consequentemente, houve um aumento de casos de trombose venosa, embolia pulmonar e urgências arteriais. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo (SBACV-SP), esse aumento de casos pode ser explicado pela negligência à supervisão dessas condições e pela incidência de eventos trombóticos relacionados com a infecção por SARS-Cov-2.


É muito importante cuidar da saúde e se proteger contra o novo coronavírus. Mas também é necessário lembrar que outros cuidados contra outras doenças não podem ser esquecidos.


Exames do check-up vascular

O check-up vascular consiste em detectar características no paciente que indiquem qualquer tipo de risco de problemas vasculares. Além de realizar exames clínicos no momento da consulta, o angiologista ou cirurgião vascular indica a realização de uma série de exames que podem detectar alterações nos vasos como:


Exame de sangue

Com um exame laboratorial de sangue, o médico consegue ver como estão as plaquetas, o colesterol, os glóbulos vermelhos, entre outras características que o sangue tem, e que são essenciais para verificar se a saúde vascular está em dia.


Ecografia vascular com doppler

Também conhecido como ultrassom vascular, a ecografia vascular utiliza o efeito doppler para visualizar e quantificar o movimento do sangue nas artérias e veias. Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste.


Angiografia

A angiografia é um exame que usa raio-X para visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos, servindo para avaliar a sua forma e diagnosticar possíveis doenças como aneurisma ou arteriosclerose, por exemplo.


Angiorressonância

Similar a uma ressonância magnética, a angiorressonância fornece ao médico uma imagem clara de todo o sistema circulatório do paciente. Ela dá destaque a alguma região específica do corpo, como a cabeça.


O médico pode solicitar outros exames ou procedimentos relacionados, dependendo do problema de saúde.


Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!


Confira mais informações sobre doenças vasculares aqui!

4.865 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de whatsapp.png
bottom of page