top of page

Comparando Técnicas: Escleroterapia com Espuma vs. Outros Métodos de Tratamento

As varizes e vasinhos são problemas que causam incômodo em homens e mulheres, seja por conta dos sintomas causados ou por motivos estéticos. O avanço da medicina possibilitou o desenvolvimento de diversas técnicas e estratégias para ajudar a combater esses problemas e garantir a melhora da qualidade de vida do paciente, como é o caso da escleroterapia com espuma.


  

Essa técnica vem sendo utilizada há mais de 30 anos, mas ainda assim muitas pessoas apresentam diversas dúvidas sobre o benefício desse procedimento comparado a outras alternativas. Para te ajudar, preparamos esse material sobre tudo que você precisa saber sobre essa abordagem, suas características e vantagens.




O que é a escleroterapia com espuma?



A escleroterapia com espuma é um procedimento desenvolvido especificamente para o tratamento de vasinhos e varizes. Com ajuda de uma seringa, o médico realiza aplicação de uma pequena quantidade de espuma diretamente na veia para alcançar os vasinhos ou varizes que precisam ser tratados.



Escleroterapia

Essa espuma faz com que eles desapareçam de forma imediata na maioria dos casos. O objetivo dessa abordagem é esclerosar a região e inutilizar a veia que se encontra afetada pelas varizes.



Por conta dos seus resultados imediatos, e por se tratar de um procedimento pouco invasivo, a escleroterapia com espuma vem sendo cada vez mais utilizada no tratamento de varizes e vasinhos. Na maior parte das vezes os resultados são observados imediatamente, trazendo mais conforto e qualidade de vida para o paciente.



Para facilitar esse tratamento, o médico também pode utilizar um aparelho de ultrassom para identificar mais precisamente a região que deve receber o tratamento. Esse equipamento ajuda a tratar varizes de maior calibre e as menores, variando a concentração de espuma que deve ser aplicada.



Os principais benefícios desse tratamento são:



  • Pode ser realizado em consultório;

  • É uma alternativa à cirurgia tradicional;

  • Apresenta um tempo de recuperação menor;

  • Não precisa de anestesia;

  • Pode ser utilizado para o tratamento de varizes médias e grossas e úlceras venosas;

  • Apresenta um menor custo.



Qual a diferença da escleroterapia com espuma para outras abordagens?




No tratamento por escleroterapia tradicional é realizada a aplicação de diversos tipos de líquidos, como a glicose. A ação esperada é a inutilização daqueles tecidos e sua eventual eliminação.



Já o tratamento por crioescleroterapia utiliza um líquido resfriado a - 40 graus que, ao ser aplicado, apresenta uma ação esclerosante semelhante à escleroterapia com espuma. Nesse tratamento os líquidos mais utilizados são a espuma de polidocanol e a glicose hipertônica.



O laser transdérmico também é uma alternativa eficiente para o tratamento de vasinhos inferiores a 3 mm. Utilizando uma pistola manual específica chamada de handpiece, o médico direciona o laser transdérmico para atingir e eliminar os vasinhos, sendo possível também associar essa técnica a outras abordagens como a escleroterapia ou a crioescleroterapia.



A microcirurgia convencional é uma abordagem que pode entregar bons resultados, mas é uma alternativa mais invasiva. Essa estratégia também pode ser associada a outros tratamentos para conseguir entregar melhores resultados e aumentar a eficiência do procedimento.



A indicação do procedimento ideal vai depender da avaliação do médico e do quadro de cada paciente, sendo necessário buscar a orientação de um profissional capacitado e de confiança.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de whatsapp.png
bottom of page