top of page

Desvendando Mitos: Verdades sobre a Escleroterapia com Espuma para Varizes



Se você possui ou conhece alguém que sofre com varizes e vasinhos, provavelmente já ouviu falar na aplicação com espuma. Popularmente conhecida como aplicação para varizes, a escleroterapia com espuma é um tratamento que vem ganhando cada vez mais visibilidade no tratamento de varizes e vasinhos.




A escleroterapia com espuma é realizada com ajuda de uma punção na veia que se encontra doente e é feita a infiltração de um material esclerosante líquido. O objetivo dessa abordagem é bloquear a passagem de sangue na veia que se encontra doente e garantir o desaparecimento das manchas e do desconforto causado pelas varizes.



Graças a sua praticidade, esse tipo de tratamento vem sendo cada vez mais realizado pelos médicos, entregando eficiência e segurança no tratamento dessas condições.



Para conseguir alcançar a veia que se encontra danificada o médico pode contar com a ajuda de um Eco Doppler venoso durante o procedimento. Dessa forma, é possível visualizar de forma mais específica a localização da veia e a progressão da espuma conforme é feita a aplicação.




Qual a diferença da escleroterapia com espuma da aplicação convencional?



No método convencional, o médico utiliza um agente esclerosante na forma líquida. Devido à sua textura, ele necessita de um tempo de contato com a estrutura da veia doente para conseguir agir com eficiência. Entretanto, no caso das veias mais calibrosas, esse  agente esclerosante líquido não consegue entregar os resultados esperados.


escleroterapia

No caso da escleroterapia com espuma, esse resultado é obtido com mais eficiência graças à composição do agente. Isso porque a espuma consegue circular de forma mais lenta nesse tipo de veia garantindo resultados melhores.



Por essa razão, a escleroterapia com espuma é um procedimento que garante diversas vantagens para o paciente:



  • Dispensa necessidade de internação;

  • Não necessita de sedação ou anestesia;

  • Não necessita de repouso prolongado;

  • Garante um retorno mais rápido as atividades do dia a dia;

  • E muito mais.



Mitos e verdades sobre a escleroterapia com espuma



Veja seguir algumas das principais dúvidas apresentadas pelos pacientes:



A escleroterapia com espuma não funciona



Esse procedimento consegue garantir resultados excelentes na maioria das aplicações realizadas. Porém, precisamos lembrar que cada caso é um caso, e aproximadamente 10% dos pacientes precisam fazer uma nova escleroterapia ou passar por uma intervenção cirúrgica por conta da não obstrução da veia.



A escleroterapia é superficial



Diferentemente do que se pensa, a escleroterapia por com espuma não funciona como uma borracha que apaga superficialmente as varizes da pele. Esse tratamento funciona diretamente na veia que está danificada, causando a sua obstrução e degradação, resolvendo o problema na maioria dos casos.



A escleroterapia pode ser realizada por qualquer médico



A escleroterapia com espuma, uma vez que age diretamente nas veias, só pode ser realizada por um cirurgião vascular. É muito importante contar com o médico de confiança para realizar esse procedimento, de forma garantir a segurança e a eficiência do seu tratamento

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de whatsapp.png
bottom of page