top of page

Musculação causa varizes?


Por conta do esforço dos movimentos realizados, muitas pessoas se preocupam com o surgimento de varizes durante exercícios de musculação. Se a sua dúvida é saber se musculação causa varizes, confira esse material na íntegra e descubra como esse exercício pode impactar na sua saúde vascular.



Um dos principais males a serem combatidos na atualidade é o sedentarismo. Além de prejudicar a saúde mental, a falta de exercícios físicos também pode favorecer o surgimento de diversas doenças, e até mesmo potencializar o surgimento de varizes em pessoas que já apresentam um histórico familiar.



O que muita gente não sabe é que a musculação, embora envolva a realização de diversos movimentos e esforços como membros inferiores, não é a verdadeira vilã para o surgimento de varizes. O importante, nesse caso, é que esses exercícios sejam realizados com uma carga adequada e com a orientação correta, garantindo os diversos benefícios para a saúde.



O mais importante, é que caso aconteça o surgimento de varizes, procure ajuda de um médico vascular. Esse profissional poderá avaliar o seu histórico e o seu quadro e determinar quais são as reais causas do surgimento dessas veias doentes, te ajudando a estabelecer um tratamento adequado e mudanças na rotina que possam reduzir a incidência no surgimento de vasos e varizes.



O que fazer quando as varizes aparecerem?



varizes


Se você sofre com varizes, sabe que o primeiro passo é buscar um tratamento adequado. Com o avanço da Medicina foram desenvolvidas diversas técnicas e alternativas que ajudam a minimizar a aparência e até mesmo eliminar totalmente esse problema da sua vida.



Dentre os principais tratamentos utilizados na atualidade podemos citar:



Escleroterapia



Também conhecida como secagem ou aplicação de espuma, a escleroterapia é um tratamento que utiliza medicamentos específicos para eliminação da veia doente. Podendo utilizar diversos tipos de substâncias, esse tratamento ajuda a eliminar completamente as varizes e garantir uma aparência mais saudável e bonita para sua pele.



Além disso, a escleroterapia também garante a eliminação dos sintomas causados pelas varizes, como a dor, queimação e cansaço nas pernas. A quantidade de sessões vai depender da necessidade do paciente e da recomendação do profissional responsável.



CLaCs



A Crioescleroterapia funciona de forma semelhante ao tratamento anterior. Aliando as técnicas de escleroterapia e crioterapia, essa abordagem contribui para um maior conforto para o paciente e resultados ainda melhores.



Tratamento a laser



O tratamento de varizes a laser também é uma abordagem bastante segura e minimamente invasiva. Essa alternativa permite alcançar resultados surpreendentes de uma forma mais confortável e segura.



Para isso, é realizada a obliteração da veia doente através da luz do laser, sem a necessidade de cortes e incisões na pele. Graças a isso, é possível garantir resultados adequados sem os problemas relacionados ao pós-operatório de uma cirurgia convencional.



Se a sua preocupação quanto a musculação é o surgimento de varizes, a nossa recomendação é que você busque ajuda de um médico que poderá fornecer todas as informações que você precisa e garantir que a execução dos exercícios não favoreça o surgimento de varizes. Esse profissional poderá realizar uma avaliação completa no seu quadro e determinar com segurança quais os melhores exercícios para você manter a saúde sem favorecer o surgimento dessa doença.



Podemos entender que a ideia de que musculação causa varizes é um verdadeiro mito, e que na verdade a musculação pode ser valiosa no tratamento e combate a essa doença. O que não pode acontecer é um exagero nos treinos realizados sem a devida orientação e acompanhamento profissional.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de whatsapp.png
bottom of page